Qual a importância do backup?

Publicado em: Kaizen Cloud
Qual a importância do backup?

Computadores não são máquinas 100% confiáveis. Pode ser até difícil de aceitar, mas considerando a complexidade dessas ferramentas, não é absurdo que erros possam acontecer.

Um backup é uma cópia de segurança dos dados e informações localizados no seu computador. O principal aspecto de um backup é ser uma cópia com funcionamento independente do seu computador, seja por meio de uma memória física externa ou de uma memória na internet. Isso porque se algum erro acontecer e prejudicar sua máquina essa cópia deve estar segura.

Perda de dados

Se você já perdeu algum arquivo importante, seja por um erro físico ou de sistema, você pode facilmente entender qual a importância do backup. Se não, saiba que isso é muito mais comum do que você imagina.

Um computador funciona principalmente como um sistema interligado, e por isso um as informações de um software pode entrar em conflito com as de outros, seja no momento da instalação, atualização ou simples execução.

Esses problemas técnicos podem acontecer acidentalmente, ou seja, por um simples problema técnico em seu computador, ou podem acontecer como forma de ataque.

Os vírus, malwares e spywares tem evoluído cada vez mais, e eles podem chegar de maneiras completamente inesperadas. Eles podem infectar pendrives, CDs, e-mails e principalmente websites que até então eram seguros. Além de roubar suas informações eles podem danificá-las e corrompê-las.

Mas não são só vírus que podem corromper seus arquivos. Arquivos danificados podem ser o resultado de falhas comuns em programas. Essas falhas podem se acumular e tornar todo um grupo de dados ilegível para o sistema e para o usuário, fazendo com que você perca todas as informações ali contidas.

Além disso, a perda de dados também pode acontecer por problemas físicos. Incêndios, roubos, contato com a água, e até mesmo poeira e formigas podem danificar o seu computador de forma terminal, tornando seus dados inacessíveis ou corrompidos.

Mesmo que nenhum fator externo afete seu computador, o próprio envelhecimento dos componentes da máquina pode fazer com que ela fique danificada e levar a perda de dados.

A importância de um sistema de backup

A única forma de ter certeza que todos os seus arquivos estarão protegidos é ter um sistema de backup que possa ser restaurado em caso de problemas. Um ponto importante é planejar a frequência dos seus backups.

É aconselhável que sejam feitos backups individuais duas vezes por dia, uma no meio do dia e uma ao final. Esses backups devem ser individuais pois posteriormente pode existir a necessidade de uma informação que foi apagada intencionalmente no decorrer do dia.

Também dever ser feitos backup individuais mensais e anuais, pelos mesmos motivos. Com isso você tem acesso detalhado a todas as informações que foram criadas, modificadas ou deletadas durante o processo de trabalho.

É importante também que a integridade das informações nos backups seja frequentemente testada, já que problemas físicos podem afetar mídias físicas. No caso do backup em Nuvem a checagem também é aconselhável, mas não há esse tipo de risco.

Lembre-se, backups são a única garantia de integridade das suas informações e do seu trabalho. Eles são processos simples que podem evitar grandes perda de tempo e principalmente grandes perdas de dinheiro.