Quais são as ferramentas necessárias para fazer o armazenamento em nuvem?

Publicado em: Kaizen Cloud Marcado como: armazenamento, Armazenamento Nuvem, Backup, Backup em nuvem, Banco de Dados, Cloud, Icloud, Nuvem, software ERP, tga sistemas
Quais são as ferramentas necessárias para fazer o armazenamento em nuvem?

 

O serviço de armazenamento de arquivos online, em nuvem, é um serviço relativamente novo, agindo como um substituto para outros sistemas de armazenamento de arquivos, que vem demonstrando ser muito versátil em cumprir sua função. Mas quais são as ferramentas necessárias para o armazenamento em nuvem?

Primeiro, façamos um tour para entendermos como essa ferramenta que te permite acessar arquivos em qualquer lugar do mundo foi criada.

Como funciona o compartilhamento de arquivos na nuvem?

O conceito de compartilhamento e armazenamento de arquivos via nuvem se dá justamente pelo fator de que nuvem nada mais é que a conexão em rede de vários servidores, funcionando com provedores de espaço para o armazenamento.

A rede na qual se conectam esses servidores é justamente a internet, tornando o acesso a eles remoto a partir de qualquer computador. Alguns servidores inclusive aumentam essas ferramentas necessárias para o armazenamento em nuvem dando acessos para smartphones, que acabam possuindo a conexão na internet necessária para essa função.

A nuvem também se mostra versátil na hora de se moldar.

Hoje em dia, vemos que não só existem redes de nuvem pública, onde o próprio usuário pode salvar seus arquivos em seus perfis, como também as nuvens privadas, que são redes desenvolvidas para grandes empresas e provedores, para facilitar a transferência de arquivos entre eles funcionando com uma intranet.

Quais as vantagens do sistema de nuvens?

Uma das maiores vantagens de todas as ferramentas necessárias para o armazenamento em nuvem é justamente o acesso remoto. A possibilidade de poder acessar seus arquivos em qualquer lugar auxilia no fator peso, onde você não mais precisa carregar o seu notebook para algum lugar e acessar seus arquivos.

Com a evolução dos smartphones, o sistema de acesso remoto da nuvem permite que alterações necessárias sejam feitas a partir deles, acelerando muitos processos e até em alguns casos de emergência.

A disponibilização de espaço no seu hard-drive também se torna muito útil, visto que até mesmo programas inteiros podem ser salvos na nuvem, agindo também como outra maneira de backups.

E não se engane acreditando que nuvens públicas são sistemas vulneráveis, pois esse sistema de redes conta com perfis para separar os arquivos de cada usuário, dando a oportunidade para você personalizar a interface da página e garantindo a segurança de seus arquivos.

Provedores de espaço para esse armazenamento

Os serviços disponibilizados para armazenamento de arquivos na nuvem são encontrados por provedores pagos ou grátis.

Muitos provedores adotam a postura de liberar espaço de memória considerável para perfis não pagantes. Esse espaço chega a ser maior que a memória de muitos celulares, podendo lhe dar a opção de salvar muitos arquivos lá e liberar espaço em seus smartphones.

E nos provedores pagos, mesmo com um investimento em um plano menor, o espaço liberado chega a passar casa dos 100 gigas de memória, dando muito espaço para salvar toda a sorte de arquivos na nuvem e ainda manter eles seguros.

Ferramentas necessárias para o armazenamento em nuvem

E quais seriam as ferramentas necessárias para ter acesso a esse sistema? Tudo que você precisa é de um dispositivo que possa acessar a internet e possa transferir arquivos. Essas são as ferramentas necessárias para o armazenamento em nuvem.