Como funciona o backup em nuvem

Publicado em: Kaizen Cloud Marcado como: armazenamento, Armazenamento Nuvem, Backup, Backup em nuvem, Banco de Dados, Cloud, Icloud, software comercial, software ERP, tga sistemas
Como funciona o backup em nuvem

 

Quem trabalha nas grandes empresas sabe que existe uma série de recursos tecnológicos para auxiliar nas tarefas do dia a dia. Empresas de médio ou grande porte tem muitos documentos, que precisam ser armazenados para uma possível futura utilização.

O local onde esses documentos podem ser armazenados é a nuvem. Na verdade, não é necessário que os dados sejam empresariais. Você, por exemplo, pode querer guardar arquivos do seu computador pessoal em um local no qual somente você tem acesso.

Foi pensando nisso que hoje vamos te apresentar a uma forma inovadora de fazer backup dos seus arquivos, para nunca mais perdê-los. Entenda agora como funciona o backup em nuvem!

Mas afinal, o que é backup em nuvem?

Também podemos chamar de cloud backup. O termo “backup” sozinho significa cópia de segurança, e somado ao termo “nuvem”, podemos presumir que esse seja o local para onde os arquivos copiados irão.

Como funciona o backup em nuvem?

Essa técnica, apesar de parecer algo complexo para quem não está familiarizado, na verdade funciona de uma forma muito simples. Ela possibilita tanto para uma única pessoa quanto para uma grande corporação, salvar seus documentos e arquivos de computadores em um local chamado “nuvem”, que na verdade é um provedor de serviços.

A diferença de armazenar algo na nuvem ou em um dispositivo é que você pode acessar o seu arquivo a qualquer hora, em qualquer lugar, a partir de um simples notebook, tablete ou smartphone, desde que você acesse sua conta.

Não é necessário salvar nada no computador, em dispositivos como pen drives etc. Tudo fica disponível na nuvem, por tempo indeterminado e protegido, o que é uma “mão na roda” para quem costuma sempre esquecer pen drives, por exemplo.

Além disso, você não precisa se preocupar com a segurança dos seus arquivos. Apesar deles estarem disponíveis o tempo todo, todos os dados são criptografados, portanto, só você tem acesso ao conteúdo colocado ali no servidor.

Vantagens

Agora que você já entendeu o que é e como funciona o backup em nuvem, vamos dar uma olhada em algumas das suas principais vantagens.

Flexibilidade

Você não precisa se preocupar quanto à “importância” dos seus arquivos. Uma grande corporação pode utilizar os serviços de backup em nuvem, do mesmo jeito que uma pequena empresa pode, ou até mesmo um indivíduo querendo guardar fotos de seu arquivo pessoal, por exemplo.

Facilidade na comunicação

Vamos imaginar que o representante internacional da sua empresa está em uma reunião com sócios importantes em outro país e se dá conta de que precisa de um documento salvo no computador da empresa.

É muito simples e rápido fazer o backup do arquivo e disponibilizar a conta para que ele acesse o documento durante a reunião.

Segurança

Outra grande vantagem do backup em nuvem é a segurança. Quando seus documentos são salvos no servidor, as chances de violação do conteúdo reduzem drasticamente.

Bom, agora você já sabe como funciona o backup em nuvem. Que tal experimentar e ver o que essa ferramenta pode fazer por você?