Como fazer um backup corretamente?

Publicado em: Kaizen Cloud
Como fazer um backup corretamente?

Um Backup é uma cópia de segurança dos arquivos contidos no seu computador. A principal característica desse processo é a independência dessa cópia em relação ao sistema, já que se ele falhar ela não pode ser afetada.

Problemas podem fazer com que algumas (ou todas) as informações presentes no seu computador podem ser corrompidas ou completamente perdidas. Mas calma, dá para continuar usando sua máquina tranquilamente. Hoje em dia existem vários recursos que nos protegem desse tipo de problema, incluindo vários tipos de Backup.

Backup parcial

O tipo de backup pode variar conforme o seu objetivo. Por exemplo, se você deseja fazer backup parcial, ou seja, fazer uma cópia de segurança de apenas alguns arquivos importantes, uma boa opção é o uso de CDs.

CDs são baratos e simples de serem gravados e armazenados. Existem vários programas pagos e gratuitos para a gravação de informações em CDs, mas a forma mais simples é segura ainda é usar a própria funcionalidade do sistema.

Para gravar informações em um CD, basta colocá-lo no driver de CD do seu computador. Logo em seguida, o sistema apresentará opções de gravação para os seus arquivos.

Para arquivos mais pesados é recomendável o uso de um Pendrive. Esses dispositivos têm capacidade de memória que normalmente varia de 1GB a 64GB, e permitem que você modifique e atualize as informações nele contidas.

O procedimento tão simples quanto a gravação em CD: Simplesmente coloque seu pendrive na entrada USB do seu computador e o sistema apresentará opções de gravação.

Backup total

Para fazer o backup de todos os dados de um sistema é necessária uma grande capacidade de armazenamento. Por isso, CDs e pendrives não são a melhor indicação.

Um HD externo, entretanto, pode ser a ferramenta ideal para isso. Como o próprio nome diz, um HD externo é uma memória física exterior com a capacidade de armazenamento de um HD interno.

A conexão desse tipo de ferramenta também é consideravelmente simples. No Windows, basta conectar o HD externo ao seu computador. Depois que o sistema reconhecer o HD, acesse o Painel de Controle e procure a opção “Backup e Restauração”.

Dentro dessa opção você deverá alterar as configurações para que o Backup seja feito no HD externo. Uma vez feito isso, clique em “Fazer backup agora” e todos os dados do seu sistema estarão protegidos no seu HD.

Você também pode se valer de um sistema de Nuvem, que é basicamente um HD externo localizado na internet. Esse tipo de memória não-física tem suas praticidades e suas desvantagens. O Google Drive, Dropbox e SkyDrive são bons exemplos desse tipo de ferramenta.

Nesse caso, o acesso aos dados é mais simples e pode ser feito em qualquer lugar, além de não ocupar espaço e não estar sujeito a danos físicos como roubos e acidentes.

Serviços gratuitos de Nuvem normalmente não tem capacidade de memória suficiente para um backup total. Entretanto, um serviço pago desse sistema muitas vezes supera HDs externos no quesito custo-benefício.

Viu como manter seus arquivos seguros pode ser simples e rápido? Além disso, o processo de backup também pode facilitar muito a transmissões de informações para um novo computador. É só escolher o melhor método para os seus objetivos e trabalhar com segurança.