Além de armazenamento em nuvem, existe outra forma de manter meus arquivos seguros?

Publicado em: Kaizen Cloud Marcado como: armazenamento, Armazenamento Nuvem, Backup, Backup em nuvem, Banco de Dados, Cloud, Icloud, software comercial, software ERP, tga sistemas
Além de armazenamento em nuvem, existe outra forma de manter meus arquivos seguros?

 

Se você já está acostumado com o serviço de compartilhamento e armazenamento de arquivos na rede nuvem, os servidores cloud, deve se perguntar se existe outra forma de manter meus arquivos seguros?

Bom, o armazenamento de arquivos nos servidores cloud são métodos recentes de grande versatilidade e qualidade, mas existem outros métodos que podem suprir suas necessidades em momentos de urgência.

Esses métodos são ainda muito usados pela sua comodidade, e o conceito conservador mantém-se aprazível para os usuários mais antigos.

Mas existe outra forma de manter meus arquivos seguros?

Os outros modos de armazenar seus arquivos e mantê-los seguros variam, mas todos são dependentes de memórias físicas para salvar os arquivos.

Os hard-drives, os famosos HDs, são um dos maiores exemplos. Eles são dispositivos de armazenamento permanente de dados. Como já é um hardware que compõe as peças de um computador, muito optam para salvar seus arquivos pessoais ou de trabalho nele. Ele facilita justamente pelo fato da proximidade de pelo espaço inicial liberado para armazenamento.

Existe outra forma de manter meus arquivos seguros, as memórias flash, que atuam como os outros sistemas de armazenamento.

Elas são encontradas em dispositivos portáteis como pen-drives e cartões de memória, ambos têm considerado espaço para armazenamento de dados, mas sua maior vantagem é a comodidade para o transporte. Alguns são menores que um chaveiro e precisam somente de uma entrada compatível com sua saída para que o usuário tenha acesso aos seus arquivos.

Na criação de senhas, existe outra forma de manter seus arquivos seguros, auxiliando no processo de manter seus arquivos privados em sistemas de memórias físicas, assim como na criação de um perfil com senha dos sistemas nuvem.

Porque usar esse método?

Usamos esses sistemas justamente por serem os sistemas que temos contato ao iniciarmos no mundo da informática.

Porém, esses sistemas não se mostram obsoletos pois eles são constantemente usados para instalação de arquivos e programas importantes responsáveis pelo funcionamento correto do seu computador ou celular.

Sua resistência, o fato de estarem ao alcance da mão e de não necessitarem da conexão com a internet, os fazem eficazes caso precisa fazer edições em arquivos que estão salvos neles. E, no caso das memórias flash como os pen-drives, por possuírem conexões universais, podem se conectar com qualquer outro computador, dando acesso rápido e eficaz.

Existe alguma desvantagem?

Como essas memórias físicas, muitas vezes antes de armazenar o arquivo, passam por processos de memórias temporária onde, num acidente de falta de energia, podem acabar apagando seus arquivos não salvos, elas demonstram essa desvantagem.

Existe outra forma de manter meus arquivos seguros, como conexões com no-breaks, que impedem o desligamento imediato do computador, conquistando minutos preciosos para que qualquer arquivo inacabado possa ser finalizado ou salvo para posterior utilização.

Por serem memórias físicas, elas necessitam de um investimento maior para ter um espaço de armazenamento funcional, tal como os hard-drive que ao serem adquiridos devem ser levados em consideração o espaço que o sistema operacional e outros programas fundamentais serão usados.