5 Coisas que podem acontecer se os arquivos de sua empresa não estiverem seguros

Publicado em: Kaizen Cloud Marcado como: armazenamento, Armazenamento Nuvem, Backup, Backup em nuvem, Banco de Dados, Cloud, Icloud, software comercial, software ERP, tga sistemas
5 Coisas que podem acontecer se os arquivos de sua empresa não estiverem seguros

 

 

O pior pesadelo de uma empresa certamente é perder tempo e dinheiro, principalmente no mercado competitivo de hoje em dia.

O vazamento de informações importante ou a corrupção do sistema com o qual sua empresa trabalha pode fazer com que isso aconteça em escalas irreversíveis. Dentre todas as coisas que podem acontecer se os arquivos de sua empresa não estiverem seguros, separamos as mais graves para mostrar a importância de um sistema adequadamente seguro.

1. Erro humano

O erro humano pode levar ao vazamento das informações de sua empresa. Esse tipo de erro acontece quando a empresa não tem procedimentos bem estabelecidos e delineados para o manuseio dos dados contidos no sistema.

Normas insuficientemente rígidas quanto a isso podem levar ao vazamento acidental das informações ou até mesmo ao compartilhamento intencional delas por meio de algum funcionário. Por isso o monitoramento dos processos é de extrema importância.

2. Acesso inadequado

Parece óbvio, mas muitas empresas não tem uma hierarquia de acesso adequada que diferencie níveis de usuário. Isso pode fazer com que pessoas não autorizadas tenham acessos a informações sigilosas e cruciais para o processo da empresa, levando a corrupção de dados e problemas de integridade da informação.

3. Uso indevido de informações

O principal e mais relevante problema quanto a informações de uma empresa. As informações divulgadas podem ser usadas pela concorrência, tanto para vantagem no mercado quanto para o roubo de clientela.

Além disso, as informações sigilosas dos seus clientes e da sua empresa podem ser usadas para operações ilegais incluindo fraude e roubo.

4. Problemas de reputação

Ao passar informações pessoais ou empresariais o cliente está dando um voto de confiança para a sua empresa. A partir do momento que você armazena essas informações, protege-las se torna sua responsabilidade.

Se por algum motivo essas informações caem em mãos erradas, você quebra a confiança do cliente. Insatisfeito, ele com certeza não romperá toda a relação com a sua empresa e fará com que outros saibam que a política de segurança da sua companhia é insatisfatória. Em casos mais sérios o cliente pode até entrar com uma ação judicial contra a sua marca.

4. Perda ou corrupção de dados

Existe uma gama enorme de problemas que podem fazer com que dados cruciais para a realização das operações internas e externas da sua empresa se percam ou sejam corrompidos.

Fatores como problemas técnicos e físicos podem fazer com que a integridade do seu HD e do seu sistema sejam afetadas, impossibilitando a continuidade de operações e levando algumas dela novamente à estaca zero.

5. Sequestro de dados

Muito mais simples do que vender as informações da sua empresa ou usá-las para ter vantagem de mercado, a prática de prendê-las e pedir um valor exorbitante pela liberação tornou-se comum no meio corporativo.

Vírus e programas executados por hackers podem fazer com que todos os seus dados fiquem retidos e sejam deletados caso o “resgate” não seja pago. Esse tipo de prática se popularizou justamente porque a maioria dos executivos está disposta a pagar qualquer valor para fazer com que informações cruciais não sejam vazadas.

Finalmente, podemos notar que ser atacado ou sofrer com perda e vazamento de informações pode afetar sua empresa de maneira grandiosa. Investir em um sistema de segurança sempre será muito simples do que ter que lidar com todas as consequências desse tipo de problema, e por isso deve estar entre as prioridades de uma administração.